6 filmes que retratam o mundo da moda


website translator plugin

Para quem ama moda, o cinema é sempre uma ótima fonte de inspiração, seja por ver looks incríveis vestidos por personagens geniais, ou até inspirados em pessoas reais. 
Veja a seguir uma seleção de filmes interessantes para quem gosta de moda. Há todos os tipos de retratos sobre o assunto, com comédia, drama, musical, documentário e as visões de modelos, estilistas e fotógrafos.


O Diabo Veste Prada

O filme acontece em Nova York. Andrea, personagem de Anne Hathaway, é contratada para trabalhar como assistente de Miranda (Meryl Streep). Andrea, como jornalista recém-formada, encara essa oportunidade como um desafio, já que sua chefe é conhecida por ser muito exigente e até cruel. Fora que ela precisa entender que moda é muito mais do que algo supérfluo e acaba mudando totalmente o seu jeito de se vestir, a sua atitude e isso é percebido por seu namorado e amigos. Ela se torna uma nova pessoa e cresce muito, não só profissionalmente, mas na vida pessoal também.



The September Issue

A tradução do nome do filme seria “A Edição de Setembro”. Para quem está inserido nesse meio, sabe que trata-se da principal revista do ano. E a razão pela qual é importante é porque é considerado o momento em que as estações mudam de primavera/verão para o outono/inverno no hemisfério norte.

Esse documentário traz o momento em que Anna Wintour, editora da Vogue americana, trabalha junto com sua equipe nessa tão importante edição.



Yves Saint Laurent 

No ano de 1958, Yves Saint Laurent, com apenas 21 anos, foi chamado para supervisionar a casa de moda criada pelo falecido Christian Dior. Todos os olhos se voltaram para esse jovem assistente enquanto ele apresentava sua primeira coleção para a Dior. Durante o show inovador de Saint Laurent, ele encontrou Pierre Bergé, patrono das artes. Três anos depois, os dois fundaram a Yves Saint Laurent Company, que rapidamente se tornaria uma das maiores usinas de luxo do planeta.



Coco Antes de Chanel

O filme conta a história de um dos ícones da moda, Gabrielle Bonheu Chanel, ou como ficou conhecida, Coco Chanel. Traz toda a sua trajetória, desde o começo dramático, onde ela é apenas uma jovem garota sendo deixada em um orfanato com sua irmã, Adrienne, após a morte de sua mãe e o abandono do pai.

Depois, quando as irmãs adolescentes estão trabalhando em uma alfaiataria durante o dia e um cabaré à noite, esperando sua grande chance para que possam se mudar para Paris. Adrienne foge com um rico pretendente e Chanel conhece Étienne. A partir daí, ela começa a colocar suas habilidades como costureira em prática e a sua situação melhora ainda mais quando o investidor britânico Arthur “Boy” Capel entra em cena. Ele lhe dá dinheiro para abrir seu próprio estúdio parisiense.




Dior e Eu

O filme mostra o momento em que Raf Simons assume a direção artística da icônica Dior e cria a sua primeira coleção. Um documentário emocionante levando o telespectador para dentro da tão cobiçada Casa Dior. Mostrando o dia-a-dia do ateliê, as escolhas das cores, tecidos, modelos, flores e do local do desfile.



Mademoiselle C

Aqui entra em cena Carine Roitfeld, que foi editora da Vogue francesa no período de 2001 a 2011. Durante esses dez anos ela construiu uma reputação, tornando-se uma das mais influentes da moda. No entanto, poucas pessoas fora do mundo da moda já ouviram falar dela. Mademoiselle C conta sobre o lançamento de sua nova revista “CR Fashion Book”. Dá uma visão de tudo o que acontece não apenas do mundo profissional de Roitfeld, mas também de sua vida pessoal.