Couro: aprenda a incluir no look e a cuidar (bem) dele


website translator plugin

Da série perguntas - fashion - que nunca calam: como saber se o couro é sintético ou verdadeiro? Existe uma maneira de lavar o tecido em casa e economizar grana? Pode usar no verão? Pois a gente foi atrás das respostas. Aprenda: 

Como identificar se é couro autêntico 
Segundo a estilista Camila Mindov, da marca gaúcha especializada em couro CMINDOV, o couro fake, sintético, tem uma textura mais seca e plastificada. Além disso, o caimento é diferente. "Na dúvida, olhe a parte interna da peça: o couro tem o carnal cheio de felpinhas do próprio couro, enquanto o sintético tem um tecido, uma fibra", ensina.

Couro valoriza todo tipo de corpo
A especialista afirma que o tecido é ótimo pra todos os biotipos. O que determina o caimento perfeito é se o modelo da peça valoriza o seu corpo.

Como evitar riscos ou desgaste da peça
Fique longe de canetas, graxas e cuide pra não arranhar o couro em superfícies ásperas, avisa Camila. Todavia, ela frisa também que o couro tem o seu desgaste natural.

Thássia Naves (Foto: Imaxtree)


A forma correta de guardar 
Guarde suas roupas de couro em local ventilado, como um closet aberto. "O material precisa respirar, então o ideal é não deixar em lugares úmidos e abafados, pois pode mofar", diz. Outra dica da estilista é jamais guardar a peça em saco plástico e não deixar o couro exposto ao sol forte, que pode alterar a sua cor.

A quantidade de visitas à lavanderia
Depende da frequência de uso. Você pode mantê-lo limpo em casa mesmo, e quando achar necessário, levar a uma lavanderia, segundo a especialista. "É importante lembrar que todo couro deve ser lavado a seco, mesmo em lavanderias especializadas", frisa. 


Chiara Ferragni (Foto: Imaxtree)

Jaqueta de couro com pendões (Foto: Agência Fotosite)

Existe uma forma de lavar em casa?
"Sim! Eu sempre indico passar um pano levemente úmido, com um pouquinho de amaciante de couro, por dentro e por fora da peça, após o uso. E, em caso de manchas pequenas, como um molho, você pode passar um pano úmido com detergente neutro", ensina. 

Mochila de couro com aplicações (Foto: Agência Fotosite )

O que está na moda agora
As saias e vestidos no comprimento midi, que podem ser usados com salto ou com tênis, com sobreposições ou até mesmo em ocasiões formais, como um casamento. E o macacão, seja ele com mangas ou sem, longo ou na versão romper. 

Como recuperar uma peça ressecada
"O ideal é não deixar ressecar! Mas os curtumes conseguem abrir a peça e borrifar um tipo de óleo que pode melhorar o ressecamento, mas funciona em apenas alguns casos e ainda assim não resolve totalmente o problema", avisa. 

Peças da CMINDOV (Foto: Divulgação)

Mulheres de todas as idades podem usar couro?
Sim, sim. "Geralmente a mulher mais madura aposta em peças mais clássicas, em cores mais neutras, como a camisa de chamois, as jaquetas mais compridinhas e os vestidos sequinhos clássicos. Já a mais jovem aposta em couro com shape diferente e em cores aliadas às tendências de moda", finaliza.