Principais Tendências do SPFW Inverno 2016


website translator plugin

Blog Uber47 SPFW, São Paulo Fashion Week

O São Paulo Fashion Week é um dos principais eventos de moda do país e traz desfiles dos principais estilistas brasileiros como Ronaldo Fraga, Glória Coelho e Samuel Cirnansck. Na edição de Inverno 2016 não foi diferente, o evento borbulhou com tendências imperdíveis para mulheres modernas e cheias de estilo. Veja a seleção que fizemos para inspirar futuras madrinhas e convidadas que estão em busca do vestido ideal!

BOLAS X LISTRAS

As bolinhas em preto e branco também pipocaram aqui e ali e prometem se manter na estação fria, inclusive para os homens. Como sugerido pela Colcci. O look feminino é de Juliana Jabour.

As listras verticais surgem, principalmente, em preto e branco, como no conjunto de calça larga, com sobreposição e casaco curto de Giuliana Romanno, que traz fitas soltas, outra tendência. A Coven misturou listras com estampa figurativa, opção nada monótona. Veja que o look também traz fitas soltas.

FRANJAS

Elas não querem ir embora. As franjas estão por aí há algumas temporadas e parece que caíram no gosto dos estilistas e do público. Iódice apostou na barra franjada, que deve ser usada por quem tem pernas longas. Fernanda Lima vestiu blusa com franja no desfile de Juliana Jabour. E Lollita também apostou no recurso.


TRAMAS

Se há pelos, lãs e peles para esquentar, há também muitas tramas para refrescar, caso haja veranicos na estação fria. Ou para usar sobre ou sob roupas mais quentinhas. Redes e vazados são tendência e devem pegar de verdade, neste e em outros invernos. Na foto, em sequência: casaco e calça de Giuliana Romanno; Carol Trentini para a Ellus; e a trama proposta pela Iódice.

PANTACOURT

As pantacourts, como a da Colcci (à esquerda), continuam para o inverno. Há também os conjuntos com calças mais curtas, como o do Apartamento 03 (centro), e as calças acima do ossinho do tornozelo, como a da Gig (à direita). Nos três casos, cuidado ao usar para não cortar e achatar a silhueta. Escolha bem o sapato, de preferência à cor nude e que deixe o peito do pé livre.

TRICÔ

O tricô pode surgir em matérias diferentes, além dos tradicionais fios de lã. Fernanda Yamamoto ( à esquerda) e Ratier (centro) apostaram na trama em couro. Ronaldo Fraga (à direita) em fio de seda.

ARTESANAL CHIC


Inspirada pelo interior da Paraíba a estilista Fernanda Yamamoto trabalhou com artesãs do Cariri, com forte tradição na renda renascença para desenvolver uma coleção cheia de texturas e romance que valoriza o trabalho manual e tipicamente brasileiro. Para a marca PatBo, Patrícia Bonaldi, também surpreendeu ao sair da sua zona de conforto com bordados e pedrarias para apresentar uma coleção repleta de trabalhos artesanais, franjas e texturas.

São Paulo Fashion Week: Fernanda Yamamoto - Artesanal Chic - Foto Zé Takahashi Agência FotositeSão Paulo Fashion Week - PatBo - Artesanal Chic - Foto: Rafael Chacon Agência Fotosite

VELVET IS BACK

Sim, o veludo está de volta com força total. Há quem ache o tecido muito pesado, mas existem opções para todos os gostos. Reinaldo Lourenço combinou a leveza da renda com aplicações de veludo molhado para looks elegantes e clássicos. Já a Osklen apostou no look total em veludo com macacões supermodernos que podem ser uma aposta diferenciada para as festas do inverno 2016.

São Paulo Fashion Week: Reinaldo Lourenço - Veludo - Foto Zé Takahashi Agência FotositeSão Paulo Fashion Week: Osklen - Veludo - Foto Zé Takahashi Agência Fotosite

RECORTES E TRANSPARÊNCIA

Sempre queridinhos do mundo da moda os recortes e transperências foram superexplorados em modelos longos e sofisticados. O estilista Samuel Cirnansck, que comemorou 15 anos na passarela do SPFW (veja o desfile completo), apostou em transparências leves e recortes bem marcados em um mix de modelos, do romântico ao mais sóbrio. Inspirada pela temática mística da cidade de Alto Paraíso, em Goiás, Helô Rocha teve a transparência como grande destaque do seu desfile, com vestidos longos que mostravam detalhes do corpo feminino de maneira sensual e elegante!

São Paulo Fashion Week: Samuel Cirnansck - Transparência - DivulgaçãoSão Paulo Fashion Week: Helê Rocha - Transparências - Foto Zé Takahashi Agência Fotosite

TECIDOS METALIZADOS

A marca Lolitta buscou inspiração na idade média para uma coleção cheia de textura com tricôs metalizados que lembravam armaduras medievais e o prata e o bronze invadiram a passarela no desfile da UMA, com um desfile sofisticado e inovador!

São Paulo Fashion Week: Lollita - Tecidos metalizados - Foto Zé Takahashi Agência FotositeSão Paulo Fashion Week: UMA - Tecidos metálicos - Foto Zé Takahashi Agência Fotosite

PRATA


Os tons de metais são apostas para a temporada fria. E o prata se destaca entre eles, nas mais variadas versões, peças e estilos, como mostra Ellus, Wagner Kallieno e Uma por Raquel Davidowicz.

PEÇAS EM COURO

Gloria Coelho nunca decepciona e mais uma vez apresentou uma coleção de cair o queixo no São Paulo Fashion Week, com referências na moda dos anos 90 a estilista apostou em cortes secos e minimalistas e usou o couro como tecido principal da coleção. Inspirada no deserto do Atacama, Patrícia Vieira buscou retratar o relativismo natural do local desde a pureza da terra até a exuberância do céu. Pedaços de couro cortados à mão remetiam a pele da cobra e o chamois foi usado como base para a iluminação da constelação.

São Paulo Fashion Week: Gloria Coelho - Couro - Foto: Zé Takahashi Agência FotositeSão Paulo Fashion Week: Patricia Vieira - Couro - Foto Marcio Madeira


BARBUDO X BABY FACE

As barbas caíram no gosto dos homens brasileiros, mas tem espaço para os baby face também! Aí é questão de gosto, qual vocês preferem? as passarelas estão divididas! Ah, os looks: O primeiro é um costume slim (ajustado ao corpo) com paletó de lapela snotch e um tecido com textura e um tom chumbo muito bonito de João Pimenta. A brincadeira de colocar a gravata para dentro é um truque de styling (não deve sair da passarela, mas lembra aquelas gravatas francesas), deu um toque vintage legal. Já o segundo é um  terno (como o próprio nome diz é um conjunto de três peças: colete, paletó e calça). Adorei a ideia de calça de outra cor combinando com lenço e o paletó com risca e lapela pontuda. Gente, tem que ter estilo para usar, não é para qualquer um e é para casamentos, formaturas, é um Samuel Cirnansck. Achei legal o contraste do cabelo desgrenhado e essa barba enorme com o look  de festa.

joaoprimenta-desfile

Desfile João Pimenta. Foto: Agência Fotosite

Desfile Samuel Cirnansck. Foto: Agência Fotosite. foto: Ze Takahashi/FOTOSITE

Desfile Samuel Cirnansck. Foto: Zé Takahashi/ Agência Fotosite

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VELUDO + RENDA

achei essa imagem pré-desfile do Reinaldo Lourenço tão linda! Veludo molhado e uma renda tão linda. E esses brincos de bolas dourados? O inverno tem um perfume retrô, não tem?

Desfile Reinaldo Lourenço. Foto: Agência Fotosite

Desfile Reinaldo Lourenço. Foto: Agência Fotosite

 

GARGANTILHAS + RECORTES + PRETO

O desfile da Lilly Sarti poderia ter sido inspirado na personagem Atena (Giovanna Antonelli)! Cheio de looks pretos, recortes sensuais e muita gargantilha. Fatal até dizer chega!

Desfile Lilly Sarti. Foto: Agência Fotosite

Desfile Lilly Sarti. Foto: Agência Fotosite

Desfile Lilly Sarti. Foto: Agência Fotosite

Desfile Lilly Sarti. Foto: Agência Fotosite