Principais tendências para o Mês das Noivas!

Harmonia entre cabelo e make-up.


website translator plugin

No mês das noivas revelamos as principais tendências de make e cabelo para quem vai subir no altar

Casamento marcado e dúvidas sobre a maquiagem e o penteado? Conversamos com especialistas para listar o que está em alta entre as noivas

Dois penteados semipresos de Paulo Persil (Foto: Ricardo Hara )


















Tradicionalmente, maio ainda é o mês das noivas. E como o tema – quer a gente queira, quer não-, envolve tradição, vamos falar sobre e para elas: as verdadeiras estrelas do show chamado casamento.

Dúvidas todas elas têm. Ainda que os preparativos para o grande dia sejam organizados com antecedência, sempre surge um ou outro questionamento. Penteado preso ou solto? Véu curto ou longo? Grinalda ou tiara? Make-up suave ou marcante?  Para responder estas e outras perguntas consultamos mestres das tesouras e dos pincéis. Confira as dicas preciosas de quem sabe tudo sobre beleza de noiva.

Clássico, mas nem tanto

 


O clássico sempre cai bem para a composição do look total de uma noiva. Mas, além do estilo pessoal, as tendências de beleza devem ser levadas em conta na hora de escolher cabelo e maquiagem, para deixar o visual datado. Beauty stylist queridinho de atrizes e noivas da sociedade carioca, Marcelo Hicho, do Espaço Unique Comme Toi, diz que os penteados clássicos estão super em alta nesta temporada.

O hairstylist paulista Paulo Persil, do Blend Your Mind, concorda que os clássicos voltam à cena, mas “agora repaginados, com um ar descontraído e fios despojados.” O mago das noivas, como é conhecido em São Paulo, também aposta na naturalidade e em looks românticos, com torcidos de ondas, produzindo efeitos em penteados variados. “Os coques altos e baixos de estrutura grande, com finalização perfeita, voltam como forte tendência para noivas, madrinhas e convidadas, mas há espaço também parapenteados desestruturados, com movimento e aspecto natural, incluindo tranças.”

Marcelo acha que os presos costumam ter a preferência das noivas, porque se mantêm arrumados por mais tempo. “Semipresostambém são uma boa opção. Já as tranças são mais adequadas para casamentos pela manhã ou à tarde,” opina.

Tendências à parte, Persil diz que o coque bola e o chignon com volume no topo da cabeça e fios alinhados ainda estão entre os penteados preferidos pela maioria das noivas. Como uma opção mais descontraída, ele sugere o look dupla-face, um penteado versátil que fica preso na cerimônia e solto durante a festa. “O cabelo pode ser solto pela própria noiva e é uma escolha perfeita para quem quer fazer dois estilos diferentes no grande dia.”

Penteados com tiaras, produção do beauty stylist Marcelo Hicho (Foto: Sabrina Vasconcelos)




















Persil, que já penteou mais de 6.000 noivas, entre elas, Athina Onassis, lembra que o penteado não pode brigar com o modelo da roupa. “Como os vestidos de noiva no outono-inverno costumam cobrir ombros e pescoço, deve-se dar preferência a coques, especialmente os mais altos, no estilo grego ou imperial.”


Ele lembra ainda que penteados soltos costumam perder o volume e despencar durante a festa. “Se a noiva optar por um cabelo assim, deve relaxar e curtir o momento. Já nos penteados presos, deve-se evitar o excesso de spray, para não deixar aquele aspecto duro. Outra dica de Persil: não colocar o cabelo por cima do tecido. “Como regra básica, se a gola for alta, prender o cabelo. Se os ombros ficarem de fora, pode-se deixar os fios soltos. 

A beauty stylist Adriana Neto, da Esmell Haute Coiffure, no Rio, aponta os penteados soltos como a principal tendência para as noivas em 2015. “O cabelo solto dá um ar de descontração e leveza. Os presos, claro, continuam em alta. Mas, agora, eles estão mais despojados e românticos,” define. Outra tendência forte, segundo ela, é atrança.

“Um coque todo de tranças, adornado com uma tiara de flores de cristal, fica lindo e atemporal,” opina. Outra aposta de Adriana para penteados com trança é a"milkmaid braid" invertida. “Esta versão da trança camponesa lembra uma coroa ou tiara, mas só que feita com fios de cabelo trançados contornando toda a cabeça. Funciona muito bem para noivas que têm cabelos grossos, porque, quanto mais volume, melhor o efeito deste penteado. Para as mais clássicas e tradicionais, um coque baixo é um penteado que não tem erro e permite o uso de véu.”

O penteado certo para cada tipo de rosto

 

Semipreso de Paulo Persil, que destaca o cabelo liso e comprido, é ideal para noivas que preferem um visual mais despojado (Foto: Ricardo Hara )

A escolha do penteado deve ser feita em função do tipo de rosto da noiva, procurando manter a harmonia entre os traços fisionômicos e o cabelo.  

Rosto redondo: evite cabelos armados porque dão a sensação de rosto ainda mais cheio. O truque para afinar a face é um penteado puxado para as laterais.

Rosto oval: Este tipo de rosto permite todos penteados.

Rosto quadrado: os penteados que deixam os cabelos mais cheios e arredondados dão harmonia.

Rosto triangular: para disfarçar o queixo fino, use mechas soltas ao redor do rosto.

Seja qual for a escolha, é fundamental fazer o teste de cabelo e maquiagem, fotografar e se olhar algumas vezes para ter certeza que o penteado e o make-up estão corretos. “Casamento é um espetáculo com estreia e encerramento no mesmo dia. Nada pode dar errado,” alerta Persil.

O que passa pela cabeça delas

 

  •  
Look romântico de Marcelo Hicho: o chignon enfeitado por um arranjo de flores lateral, com e sem véu (Foto: Sabrina Vasconcelos)


De modo geral, as regras para escolher o visual de acordo com o horário do casamento, a formalidade da cerimônia e o estilo da noiva continuam valendo. Mas, como regras existem para ser quebradas, nada impede que uma noiva em uma cerimônia diurna escolha uma coroa ou um véu longo. Para não errar, bastar usar o bom senso.

Rendas funcionam melhor com flores, fitas e plumas. Já os vestidos de tecido lisoe/ou com brilho combinam com broches, tiaras, pontos de luz,”, acredita Paulo Persil. Apesar de a democracia continuar em alta na escolha dos acessórios, ele aponta como tendência atual as tiaras mais simples, broches com menos brilho, flores de tecido e cordões.

Para Adriana Neto, a tendência mais forte é estilo natural.  “Estão em alta coroas de flores de vários tamanhos. Com peônias e flores tropicais, elas ficam um arraso!  As cores sorbet, como morango e tangerina, predominam, deixando o branco e os tons pastéis em segundo plano. Outra opção é enfeitar os cabelos com acessórios de motivos florais, em cristal ou madrepérola”, sugere a hairstylist carioca.

Já Marcelo Hicho aposta em duas tendências luxuosas. A primeira, com influência europeia, é a volta das coroas, prateadas ou douradas, que podem ter ainda pedras coloridas. A outra tendência são os acessórios vintage, que remetem aos anos 30 e 40, como casquetes, voilettes e peças em metal com aplicações de renda. “As flores nos cabelos podem estar entre as opções, mas as naturais devem ser reservadas apenas para casamentos diurnos, campestres ou na praia,” aconselha.

Maquiagem é tudo!

 


A pele deve ser o foco principal da maquiagem da noiva. “O make-up tem que deixar a pele perfeita, corrigida, bem uniformizada, iluminada e com aparência de frescor”, ressalta Marcelo Hicho.  E ensina um truque: misturar cores frias e quentes cria pontos de luz no rosto. A noiva precisa desta luminosidade para quebrar o branco do vestido, principalmente por causa das fotos e do vídeo.”

Apesar de suave, a maquiagem da noiva não pode ser apagada e sem graça. Marcelo aconselha os tons pastéis, gamas de marrons avermelhados e toques sutis de luz. “Gosto de misturar pigmentos, como champanhe e rosa envelhecido, com cores neutras. Nos lábios, prefiro tons neutros, como cor de boca, caramelo ou doce de leite, finalizados com leve brilho rosado.

Os olhos, segundo ele, também precisam de realce, mas não necessariamente com um make-up escuro. “Cílios e sobrancelhas são muito importantes. Os fios postiços não podem faltar, mas devem ser finos e com aparência natural.” Mais uma dica do beauty stylist: não abrir mão de produtos HD (alta definição), porque ajudam a pele a manter um ar bem natural nas fotos e no vídeo.

Adriana sugere um esfumado todo marrom, saindo um pouco do degradê. “O iluminado fica apenas para o canto interno dos olhos, deixando um visual sofisticado. O blush deve ser o mais natural possível, como um bege levemente rosado. Já o batom varia de acordo com o estilo da noiva. Tons de vinho, vermelho aberto, pêssego e nuances de rosa estão entre as possibilidades. Mas a noiva deve lembrar que a falta de cor nos lábios empalidece e nas fotos a boca vai parecer ainda mais apagada.”

Persil chama atenção para a importância de manter a harmonia entre cabelo e make-up. “Uma noiva romântica deve ter penteado e make com esse efeito. Uma mulher sensual precisa de um look com essa mesma linguagem. É necessário adequar tudo à personalidade da noiva. As imagens desse grande momento serão eternizadas em um álbum. Modismos devem passar longe do penteado e da maquiagem.”