Varanda gourmet: 6 inspirações para você decorar a sua


website translator plugin

Diferente das tradicionais, a varanda gourmet conta com elementos adicionais que trazem novos usos para os moradores e seus visitantes. Ela pode conter mobiliário próprio, equipamentos de cozinha e até mesmo eletrodomésticos, que são aproveitados para garantir o máximo de conforto na hora de oferecer um jantar ou receber amigos e familiares. Quer aderir à novidade? Então aposte nas nossas dicas de decoração para varanda gourmet e surpreenda-se com uma verdadeira área de lazer em casa!


Mobília prática e resistente

Antes de incluir móveis na sua varanda, tire medidas das áreas para escolher modelos que não ocupem muito espaço. Sempre que possível, opte pelos tipos planejados que se encaixam perfeitamente e que sejam leves para mudar de posição. Com relação aos materiais, prefira o inox, alumínio e madeira revestida, já que apresentam maior durabilidade e combinam com o ar descontraído do espaço. 

Vegetação variada

Especialmente para quem mora em apartamento e não pode dispor de Jardim próprio, cultivar plantas na varanda gourmet é uma boa pedida. Escolha espécies de acordo com o clima e oferta de luz solar e faça combinações diferentes. Para criar uma textura interessante, use trepadeiras na grade, mureta ou cerca da varanda. Nos cantos sem uso, coloque vasos com arbustos de grande porte e, se gostar, pode até manter uma mini horta com temperos em floreiras baixas. Em suportes de parede ou na mesa, os arranjos com suculentas e mini cactos deixam o ambiente bonito e delicado.

Revestimentos em pedra e madeira

Nas bancadas ou pia presentes na varanda, você pode optar pelo acabamento em pedras naturais, como o granito ou mármore. São materiais disponíveis em diferentes cores e texturas e que você encontra em qualquer loja de construção. Além de bonitas, as pedras são duráveis e fáceis de limpar, o que mantém as superfícies sempre higienizadas como devem ser. Outro material que combina muito com a varanda é a madeira, podendo ser usada em painéis vazados para dividir nichos e também na mesa de refeições.

Utensílios decorativos

Toda varanda gourmet tem um certo clima de cozinha, portanto, aproveite para decorar o espaço com as próprias ferramentas usadas no preparo de pratos e receitas. Seguindo essa ideia, você pode dispor de uma prateleira de parede contendo panelas, pratos e louças diversas. Nesses objetos, os materiais como cerâmica, barro e porcelana dão um toque mais rústico e caem super bem no ambiente aconchegante da varanda. 

Cores 

Especialmente em apartamentos pequenos, usar as mesmas cores na varanda e cômodos internos traz fluidez e amplitude. Procure manter a predominância de tons neutros e então adicione cores mais fortes e vibrantes em elementos menores, como almofadas, toalhas e acessórios. O vidro também é um elemento ideal para integrar áreas, visto que a transparência permite a visão do que está além da sua superfície. Seguindo essa ideia, você também pode obter um teto mais claro e iluminado combinando uma pérgola de madeira com fechamento em policarbonato translúcido.