Construção tradicional ganha nova roupagem


website translator plugin

Construção tradicional ganha nova roupagem
 

Quando encontrou, entre as amendoeiras e as oliveiras, um pequeno trullo sarraceno, construção típica do sul da Itália, o atual morador do imóvel não teve dúvida: arrematou a propriedade em Ostuni, na região da Puglia. O futuro dono enxergou a importância histórica (e uma bela reforma) daquela casa feita só com pedra e cal.
Diminuta e abandonada, a construção precisava ser recuperada antes de receber a nova família.Sem desrespeitar o estilo arquitetônico da região, o arquiteto Luca Zanaroli triplicou a área construída, originalmente com quase 40 m², e projetou quatro novos quartos e mais áreas de serviços. Para isso, usou madeira, pedra, vidro e cimento, e ergueu uma edificação adjacente, integrada à fachada original.
Os materiais naturais também refizeram a área externa, que ganhou piscina, deque com chuveiro, gazebo e local para as refeições ao ar livre. As chapas perfuradas de metal e os tetos de madeira rústica formaram um intenso jogo de luz no piso de pedra, enquanto as cadeiras Tolix, do francês Xavier Pauchard, entregaram uma certa sofisticação ao espaço de lazer.
Os ambientes são rústicos e "cavernosos" como manda a tradição, mas foram renovados com elegância, claridade e conforto. O piso de cimento queimado e as aberturas de vidro no teto, por exemplo, transformaram os interiores com textura e calor. Além disso, a escolha do mobiliário e dos poucos acessórios decorativos, além dos tons suaves, manteve a simplicidade da vila, mas com um toque contemporâneo.