Destaques na FORMÓBILE 2010

Tecidos naturais, com neon e ecologicamente corretos


website translator plugin

Destaques na FORMÓBILE 2010
 
Tecidos naturais, com neon e ecologicamente corretos
 
 
Grandes indústrias que integram o Comitê de Tecidos para Decoração da ABIT (Original TexBrasil Décor) estão lançando muitas novidades  na ForMóbile 2010, que vai até 30 de julho no pavilhão de exposições do Anhembi.
 
A Temar apresenta os novos aromas de camomila, erva doce e mamy para sua linha de tecidos aromatizados, e duas grandes novidades: o tecido Neon, que brilha no escuro e o Cocona Natural Tecnology, tendências que prometem inovar o mercado têxtil. 
 

 
O tecido da linha Cocona é indicado principalmente para o ramo de hotelaria, na fabricação de cortinas, colchas, estofados, almofadas, tudo que engloba a decoração de interiores, principalmente por ter a propriedade de controle de odores. “O carvão ativado absorve os odores que ficam no ar, como o cheiro de cigarro, por exemplo, ou em casa, quando o animal de estimação fica em cima do sofá, o odor não ficará impregnado. Além disso, é um produto sustentável, porque o coco é reaproveitado”.   

 
Já o Neon é também um fio de poliéster que possui como principal característica a fosforescência. “Quando o tecido está num ambiente todo iluminado ele capta esta iluminação dentro da fibra e quando se apaga a luz ele libera a luminosidade. Este é um tecido com uma tecnologia que nós indicamos para clubes e para quartos de criança”, explica Eric Martins.
A fosforescência do tecido é transmitida pelo fio. Ao expor a luz do sol ou luz UV por um período de 10 minutos o resultado será de duas horas de fosforescência. “A intensidade da iluminação vai diminuindo até descarregar, como uma bateria, e ao receber luz o tecido é recarregado novamente, é um ciclo permanente”.

 
 
Coleções em Jacquard composta por uma grande gama de cores, ricas em texturas, inspirada nas formas irregulares da natureza, são destaques da Tapecol. Materiais rústicos com o que há de mais moderno em acabamento, resultado de um tecido com um toque agradável e aconchegante. As cortinas também ganham novas coleções em cores contemporâneas, trazendo uma nova atmosfera urbana, que reúne harmonia e inovação.
 

 
 
O único produtor de linho do Brasil, o Linifício Leslie, desenvolveu uma coleção de tecidos de linho cheia de novidades. A coleção 2011 traz a combinação do rústico com o sofisticado, a cor forte em contraste com o cru do linho.  Uma grande variedade em releituras de desenhos clássicos que voltam para as tendências da decoração, além de novos desenhos em listras e texturas nos mais sofisticados fios de linho.

 
 
A Paranatex Decor traz praticidade e durabilidade nos lançamentos de estampas da coleção 2010 Summer Collection desenvolvida em 100% algodão, para utilização em ambientes internos e externos, com temas inspirados em cenas do Rio de Janeiro antigo, na beleza tropical da mata Atlântica, corais, motivos praianos, florais amplos e muito colorido. “Aqui a gama de cores é extensa, correspondendo à grande variedade de cores encontradas na natureza, fonte de inspiração para a maioria dos desenhos desta coleção”, completa Angélica Giovannini, Designer da Paranatex.

 
A Fiama chega com um dos seus grandes lançamentos do ano, o Ecosilk, uma seda com muito estilo e que não agride a natureza, pois tem como base o fio de poliéster reciclado de garrafa pet.  A seda já é um tecido natural e o processo de estamparia da Fiama respeita as normas ambientais. São seis estampas com quatro variantes nesta linha que pode ser utilizada tanto para revestimento de móveis como para colchas e almofadas.